Todos os pianos necessitam de afinação?
Sim, as cordas que produzem o som dos pianos acústicos vão se afrouxando ou tensionando com o tempo e isso compromete a relação entre as notas.
O que é Lá 440?
Muitas vezes questionamos se o piano está afinado em 440. Isso quer dizer que a nota Lá que está na parte central do piano está afinada em 440 Hertz, ou seja, essa nota afinada vibra 440 vezes por segundo. Esse Lá em 440 Hertz é a altura mais usual para afinação de pianos. Além de liberar seu máximo potencial sonoro nesses padrões e ajudar na conservação do instrumento, esse fator é importante para que o piano consiga tocar com outros instrumentos musicais ou gravações que seguem esses padrões também.
Quanto tempo dura uma afinação?
Depende do uso e do local em que o piano está. Pianos domésticos podem ser afinados uma vez por semestre ou até uma vez ao ano. Pianos de escolas, instituições, igrejas, teatros, que têm um uso mais intenso podem precisar de afinações mais corriqueiras. Mas vale lembrar que uma boa e sólida afinação vai perdurar bastante, precisando de ajustes pequenos e frequentes.
Um piano sem uso está livre de manutenção?
Na verdade todo piano foi feito para ser tocado, um piano parado está sujeito a problemas diversos também, um exemplo seria a interferência de humidade nas pequenas partes do mecanismo. Sempre que possível toque seu piano!
É muito caro manter um piano?
Vale lembrar que todo serviço feito no piano acaba valorizando o instrumento e agrega valor à ele. Considerando que muitos serviços são feitos anualmente, e que outros podem ter um intervalo bem maior entre as manutenções, o valor mensal muitas vezes se mantém baixo.
Portando, um piano que sempre recebeu cuidados periódicos além de ter um valor agregado maior por estar sempre em boas condições de uso geralmente requer serviços menores por contar também com uma manutenção preventiva.
Vale a pena comprar um piano usado?
Um desafio que muitas pessoas encontram também é analisar um piano usado para não ter surpresas após a negociação, pois sabemos que a condição do instrumento irá determinar a quantidade de trabalho a ser feito para trazer o piano de volta à vida. É aconselhável que, sempre que possível, convide um técnico para fazer uma visita ao piano antes de negociá-lo. Você poderá tirar todas suas dúvidas sobre o instrumento e ele poderá te apresentar os custos de mão de obra e peças necessários para recuperar o instrumento. Muitas vezes o piano irá precisar apenas de uma afinação, mas não podemos negar que pianos em condições ruins podem ter um valor de restauração bem elevado, um técnico poderá avaliar, por isso uma negociação transparente é a melhor solução.